Neste artigo são apresentadas as características da pontualidade e da impontualidade e suas consequências para as consciências que as praticam. Representa o resultado de pesquisa realizada no âmbito da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), no período compreendido entre fevereiro de 2007 a maio de 2008, e contou com pesquisas bibliográficas, hemerográficas e heteroobservação seguida de reflexão. Apresenta 5 técnicas auxiliares à conscin interessada em desenvolver a pontualidade como trafor pessoal: Homo sapiens punctualis; Auto-organização consciencial; dez dias de
isolamento; eliminação das automimeses dispensáveis e trinômio motivação-trabalho-lazer. Conclui que a pontualidade é um hábito saudável que deve ser buscado no dia a dia, como manifestação de responsabilidade e respeito às outras conscins e consciexes.
Este artigo expõe as vivências do autor na condição de evoluciente da Consciencioterapia de Grupo Bioenergoterapia, realizada pela Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC) em Foz do Iguaçu, PR, Brasil, no período de 16 de abril de 2007 a 24 de março de 2008. Apresenta os métodos de auto e heteroconsciencioterapia de grupo e os fatores facilitadores e dificultadores para o desenvolvimento do parapsiquismo, além de avaliar aspectos comportamentais abordados na Bioenergoterapia. Como decorrência do trabalho desenvolvido na Bioenergoterapia, houve aprofundamento na autopesquisa e no entendimento das variáveis que compõem o desenvolvimento parapsíquico.